“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A visão da coruja


Ela é capaz de  rotacionar a cabeça até a 270 graus de um lado para outro e 180 graus para cima e para baixo conseguindo com isso, observar todo o espaço ao seu redor sem precisar mexer o corpo. Acredita-se que essa capacidade é para compensar a limitação imposta pela localização dos globos oculares que são estruturas grandes, mas quase imóveis o que acaba limitando os movimentos dos seus olhos.
Mas como elas conseguem? Apesar de passar a impressão de ter um pescoço grosso por causa da plumagem, as corujas possuem o pescoço bem fino e articulável. Suas vértebras são muito mais móveis do que as vértebras comuns dos mamíferos. Além de a coluna cervical ser formada por vértebras extremamente flexíveis, essas aves ainda possuem em torno de 13 vértebras no pescoço, enquanto nós temos apenas sete. Tudo isso resulta nesta incrível capacidade de estar “sempre ligada” aos movimentos que a cercam.
A essa habilidade juntam-se a ótima visão e a audição melhorada, ou seja, ao virar a cabeça, visão e audição estão apontadas para mesma direção. Além disso, o disco facial, sempre bem destacado pela plumagem, funciona como uma antena parabólica, que capta e amplia os menores ruídos. Como são boas caçadoras, elas ainda possuem os ouvidos desalinhados que ajuda na localização precisa do alvo.

Um comentário:

  1. Realmente muito bonito o blog, mostrando como Deus criou todas as coisas com sabedoria. Cada ser vivo foi criado com um proposito e ser abençoado, mas infelizmente a criação está envolta em mazelas e corrupção, mas Deus em breve virá e restaurará a sua criação maravilhosa e o esplendor da criação brilhará sempre e eternamente. LOUVADO E ADORADO SEJA O SENHOR DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS.

    ResponderExcluir