“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Limpeza de pele


Algumas espécies, classificadas como peixes-limpadores, prestam um serviço inusitado a peixes maiores. Em troca ganham alimento e proteção contra predadores. O serviço inclui a retirada de crustáceos parasitas, muco e tecido morto ou doente dos "clientes" durante a limpeza. A limpeza envolve até a região das brânquias e a boca das outras espécies. Em alguns eventos foram observados animais abrindo a boca para ser atendidos pelos limpadores.  Essa relação é conhecida como simbiose de limpeza. Em alguns casos, os "clientes" já conhecem as estações de limpeza, e até aguardam sua vez de serem atendidos.
Enquanto corre o trabalho, ligeiros toques de nadadeiras do limpador produzem estímulo táctil no cliente, que permanece numa pose incomum, como se estivesse em transe.
Na foto: Um peixe-boi muito calminho fotografado na Flórida. Os pequenos peixes em volta fazem uma "faxina" na pele do peixe-boi retirando parasitas e células mortas!

Um comentário: