“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

sábado, 4 de janeiro de 2014

O campo magnético da Terra

Cientistas descobriram que a Terra possui dois polos magnéticos, como se fora um gigantesco ímã. O polo sul magnético está próximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico. 
É importante lembrar que o eixo magnético não coincide com o eixo de rotação da Terra, sendo estes separados por aproximadamente 13 graus.
O primeiro a afirmar que a Terra se comportava como um ímã gigante foi o cientista Willian Gilbert. Como nada existe por acaso, qual é a função do campo magnético da Terra?

PROTEÇÃO
O sol emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essas radiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz.
O campo magnético da Terra, feito um ímã, repele essas radiações eletromagnéticas impedindo-as de chegarem à superfície terrestre, provocando alterações desastrosas no clima.
                                                                                                                                     ORIENTAÇÃO
Em qualquer parte da Terra, uma agulha magnetizada apontará exatamente para o polo Sul magnético da Terra, ou seja, o polo norte Geográfico.  Esse é o princípio da orientação pela bússola, desde tempos antigos.
É sabido também que muitos animais migratórios viajam longas distâncias orientados com precisão pelo campo magnético da Terra. Tais animais são dotados de uma espécie de “bússola” instalada em seus cérebros.

Pesquisas recentes indicam que também o cão possui esse mecanismo que usa para demarcar com fezes e urina a direção, o que lhes permite achar o caminho de volta a casa, de longas distâncias.
.................................................................................................................................
A teoria imposta como fato, sem ser, nos livros de escola, de que tudo isso é obra do acaso, não satisfaz mentes reflexivas que buscam respostas plausíveis.
As maravilhas do universo, tais como esta, só podem ser explicadas pela existência de um Criador sábio e poderoso, responsável pela criação e manutenção da vida na Terra.

Nossa reverência a esse ser supremo aumenta quando meditamos nas maravilhas da sua criação, sobre as quais o justo Jó, do passado se referiu como “coisas maravilhosas demais para mim, as quais não conheço.” – Jó 42:3

Um comentário:

  1. Não há efeito inteligente sem causa inteligente.
    Um forte abraço deste seu amigo que muito o respeita.
    João Batista Xavier Oliveira

    ResponderExcluir