“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Animais bioluminescentes

Os pesquisadores estimam que entre 80 e 90 por cento dos habitantes das profundidades são animais bioluminosos, criando a luz através da mistura de pigmentos com a luciferina luciferase, a enzima que faz brilhar. A luz tende para o verde e azul, cores que viajam para longe no mar. A luminosidade ajuda a atrair parceiros, ludibriar predadores e confundir as presas. Muitos desses animais vivem a milhares de metros de profundidade e são difíceis de serem encontrados e estudados pelos cientistas.

Este peixe acena para fêmeas com luzes, originárias de um tecido em seu corpo repleto de bactérias bioluminescentes.

Estes cogumelos bioluminescentes crescem em madeira em decomposição de florestas do leste da América do Norte.

Este vaga-lume, representado acima em um modelo 65 vezes maior do que o original real, é encontrado no centro e no sudeste dos EUA. Também é conhecido como "fantasma azul".

O fotógrafo Tsuneaki Hiramatsu combinou fotos feitas com o obturador em baixa velocidade para produzir imagens incríveis do brilho de vaga-lumes. A imagem acima foi feita em Okayama, Japão.

O cenário da imagem acima reconstrói parte das cavernas de Waitomo, na Nova Zelândia, com um verdadeiro espetáculo sobre a cabeça dos espectadores: "varas de pescar" grudentas caem do teto ao serem produzidas por vermes bioluminescentes, que usam o método para capturar suas presas.

Esta água-viva se ilumina quando provocada. Dentro de seus órgãos, uma reação química cria uma luz bioluminescente azul, enquanto uma molécula fluorescente faz a luz azul ficar verde.
Minerais também podem conter moléculas fluorescentes que acendem sob luz ultravioleta. Alguns escorpiões, aranhas e insetos também são fluorescentes.

Caracol Clusterwink - Este caracol emite sua luz através de um reservatório de ampliação, fazendo-se parecer mais imponente.

Atolla - Esta água-viva habitante do alto mar é conhecida por seu “sistema de alarme”. Ao ser atacada, ela deflagra uma exibição brilhante de luz que pode ser vista a uma distância de 300 metros.
 Lula Abraliopsis - Esta pequena lula possui órgãos luminosos na parte inferior do seu corpo para camuflagem. Ela usa essa iluminação para se misturar com a paisagem, escondendo a silhueta de predadores.

Fontes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2014/01/140129_galeria_criaturas_luz_pai.shtml
http://www.vocerealmentesabia.com/2013/01/belas-criaturas-marinhas.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário