“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

quarta-feira, 12 de março de 2014

Elefantes reagem ao tom da voz

Animais demonstram maior medo ao ouvir vozes masculinas.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, publicado nesta terça-feira (11), no periódico PNAS, os elefantes possuem a capacidade de reconhecer vozes de acordo com as etnias e gêneros.
A avaliação foi feita no Parque Nacional de Amboseli, no Quênia. Para o estudo, os pesquisadores observaram a reação de famílias inteiras de elefantes diante da reprodução de sons gravados de vozes de dois grupos étnicos da região: os massai e os camba.
A população da tribo Massai é criadora de cabras e vacas e acaba competindo com os elefantes pelo acesso à água e também pasto. Os camba são agricultores, representando uma ameaça menor para os grandes mamíferos.

Como resultado, os cientistas concluíram que os elefantes ficam amedrontados diante da reprodução das vozes de homem adultos massai, diferentemente da reação à vozes de mulheres e crianças, que foi menos agressiva.
"Os diferentes grupos de humanos podem representar vários níveis de perigo para os animais que vivem a seu redor", afirmou Karen McComb, professora da universidade e principal autora do estudo. De acordo com ela, a pesquisa revela que os elefantes tentar se adaptar à ameaça humana. "Sem dúvida, os humanos são os predadores mais perigosos e versáteis que os elefantes enfrentam atualmente."

"Essa habilidade aparentemente sofisticada (dos elefantes) seria aprendida pelos membros jovens da família, seguindo o exemplo da matriarca da manada", disse Graeme Shanoon, especialista em conservação animal da universidade.
(www.oficinadanet.com.br 12/03/14)
---------------------------
No princípio, homens e animais conviviam em paz. Após a rebelião no Éden, Deus incutiu
nos animais o pavor do homem.
"E o medo de vós e o terror de vós continuará sobre toda criatura vivente da terra ..." 
(Gên. 9:1, 2)
De acordo com a Bíblia, no Novo Mundo prometido por Deus, homens e animais voltarão a viver em harmonia. (Leia Isaías 11:6-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário