“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Por que as zebras têm listras?

Investigadores observaram a distribuição geográfica de zebras, cavalos e jumentos, e descobriram porque é que as zebras têm riscas
Algumas hipóteses falam em rituais de acasalamento, protecção contra predadores e calor ou camuflagem, no entanto nenhuma prova apoiou essas ideias.
Ainda assim, investigadores da Universidade da Califórnia publicaram anteontem um artigo na revista Nature Communications que revela que as riscas das zebras servem para o animal se proteger das “dentadas” de moscas portadoras de doenças.
Há muito que se suspeitava da explicação apresentada, pelo facto das moscas evitarem as superfícies listradas de preto e branco, de acordo com o HuffingtonPost.
Para tirar as dúvidas, os investigadores observaram a distribuição geográfica de zebras, cavalos e jumentos, e notaram as diferenças nos padrões das riscas das zebras, que se sobrepunham conforme a temperatura, terreno, faixas de predadores e distribuição das moscas mordedoras.
Enquanto outros factores não se correlaccionaram com os padrões das riscas, um facto destacou-se esmagadoramente: as moscas que picam.
“Fiquei espantado com os nossos resultados”, escreveu Caro, acrescentando que “uma e outra vez houve uma maior distribuição em áreas do corpo, em zonas do mundo onde não existiam moscas”.
Os investigadores observaram que a pele das zebras se torna particularmente susceptível às moscas, o que pode explicar o facto das listras não existirem noutros animais.
Embora esteja resolvido este mistério, surgiu outro: o porquê das moscas evitarem as superfícies listradas de preto e branco das zebras?
Fonte: maiortv.com.pt 3 abril 2014
Red.: Se essa é ou não definitivamente a razão pela qual as zebras são listradas, não sabemos. Mas que seu design é intrigante e bonito, isso é. 
As respostas que os homens buscam nunca serão satisfatórias, enquanto descartarem Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário