“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

sábado, 17 de novembro de 2012

Como sue cerbero cnoesuge lre itso?

Você já deve ter ouvido falar isso: Nõa imortpa a oderm das ltreas drtneo da pvarala, bsata que a pmrireia e a úmtila etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta o que etsá erctiso. Da mesma forma, É F4C1L L3R 357A M3N5AG3M S3M P3NS4R MU170. Mas como conseguimos fazer isso?
Na verdade os neurologistas ainda não conseguiram entender esse processo, mas há grandes suspeitas que o que interessa é o contexto. Isso mesmo! Nossa capacidade de identificar o contexto de uma frase faz com que o cérebro seja pré-ativado logo no início da leitura. É como se ele já se programasse para ler seja o que for.
No primeiro parágrafo, quando lemos: “não importa a ordem das letras dentro da palavra”. Nosso cérebro logo percebeu que seria preciso identificar palavras com letras embaralhadas. Para nosso cérebro traduzir palavras como “primeira”, “última” e “escrito” faz com que o contexto seja detectado e a leitura fica mais fácil a partir deste momento. O contexto é tudo, pois sua compreensão faz com que mesmo pulando algumas sentenças iremos entender a frase.
A nossa mente é muito mais independente do que parece. No momento em que você está lendo este texto, assim que seu olho bate na palavra como um conjunto, você já pode lê-la de uma vez só, sem precisar decodificar palavra por palavra. Mesmo se eu a partir de aogra coemaçr a esrceevr erardo vcoe vai etneedr.
 
Se nosso cérebro entender o contexto, fica fácil ler mesmo se as letras estiverem embaralhadas!
PUBLICADO EM: CURIOSIDADESO CORPO HUMANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário