“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pés da lagartixa inspira criação de super adesivo

Uma equipe da Universidade de Massachusetts, financiada pela DARPA, inventaram um adesivo inspirado na pele das lagartixas, suportando com segurança 300 kg sobre uma superfície plana.
  Com este adesivo você pode fixar facilmente sua TV de plasma de 42 polegadas em sua parede, sem precisar furá-la com parafusos. As lagartixas maravilham os biólogos há anos, porque seus pés podem produzir uma força adesiva equivalente a 4 kg, apesar de seus corpos pesarem, em média, apenas 140 gramas. O animal não escorrega, nem mesmo quando anda inclinado nas paredes ou passando pelo teto de cabeça pra baixo.
Surpreendentemente, os pés da lagartixa podem ser colados e descolados facilmente, sem resíduos pegajosos na superfície”, diz o biólogo Duncan Irschick. Ele é um morfologista funcional que estudou por mais de 20 anos as habilidades que as lagartixas têm em se agarrarem nas paredes, fornecendo seu vasto conhecimento para o projeto.

Cada milímetro quadrado da pata de uma lagartixa contém cerca de 14.000 cerdas de pelos, com as quais ela usa para se agarrar nas paredes.

Copiar estas cercas nunca foi uma tarefa que tenha dado fruto. O biólogo Irschick calcula que há mais do que apenas cercas: um pé de lagartixa tem vários elementos que interagem – incluindo tendões, ossos e pele – que trabalham juntos para produzir a adesão mágica.O dispositivo final é de cerca de 40 centímetros quadrados, e pode suportar um peso máximo de 300 kg ao aderir uma superfície lisa, tal como o vidro. Dando um puxão leve, o adesivo consegue se soltar da parede sem deixar nenhum tipo de resíduo. O produto pode ser utilizado várias vezes sem perder sua eficácia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Responda: Quem deu à lagartixa tal capacidade incrível: a "mâe" natureza, o acaso cego ou um Criador inteligente?
“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”  (Apoc. 4:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário