“Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizestes em sabedoria.” — Salmo 104:24. *** “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apoc. 4:11 *** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário ***

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Assossiações proveitosas no mundo animal: búfago e parceiros


SHAKESPEARE escreveu: “A Natureza ensina aos animais a conhecer seus amigos.” E, deveras, há muitas associações proveitosas no mundo animal. Uma destas envolve o búfago ou pica-boi, residente na África do Sul.
Tendo aproximadamente 20 centímetros de comprimento, este pássaro é dotado de um bico amplo e grosso, amarelo ou vermelho, de pernas curtas, e de poderosas garras. Geralmente é encontrado pousado sobre grandes animais de caça, como hipopótamos, e sobre gado doméstico. Por quê? O búfago se ocupa em explorar cada reentrância e dobra nos couros deles, procurando livrar seus hospedeiros de carrapatos nocivos. O trabalho deles, contudo, não deixa de ter suas recompensas, pois estes carrapatos constituem a principal fonte de alimentos do búfago. Tanto o homem como o animal se beneficiam dos serviços do búfago. O ornitólogo Oliver Austin Jr. comenta que “os bosquímanos e os lavradores primitivos valorizam [os búfagos] por livrarem seu gado dos carrapatos”. Para os caçadores africanos, porém, os búfagos são uma amolação. Como assim? Imagine só um caçador aproximando-se furtivamente até uma curta distância de sua caça. De súbito, sai voando a vigilante sentinela — o búfago! Com gritos estridentes, agitados, o búfago então alerta seu associado de que o perigo o ronda. Lá se foi a caça! (Fonte: Revista Despertai!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário